O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) completa, neste sábado, 16 de novembro, 68 anos de existência. Fundado em 1954, o Incaper tem desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento da agricultura e da pecuária no estado do Espírito Santo. Ao longo de sua trajetória, a instituição tem sido um importante catalisador de inovações e promotor de práticas sustentáveis na produção agropecuária.
Passagem importante da história recente do Incaper, o deputado federal Evair de Melo relembra com orgulho do período em que esteve à frente da diretoria do órgão.
“Tivemos muitas alegrias e desafios durante os cinco anos em que dirigi o Instituto. Nosso trabalho para a valorização do produto capixaba ganhou força ali, naquele período, e seguimos com ele desde então”, comenta o parlamentar que ainda é o diretor-presidente mais longevo da história do Incaper, ocupando o cargo de março de 2009 a abril de 2014.
Durante o período em que esteve à sua frente, Evair deu ao Incaper uma postura de entidade referência para produtores e mercado, fortalecendo o desenvolvimento das áreas de pesquisa, assistência e extensão, além de priorizar funcionários e a chegada de parcerias vindas de dentro e fora do Estado. Foi em sua gestão que, por exemplo, o Sistema Geobases de referenciamento e produção de informações geoespaciais se ampliou e tomou forma, contribuindo para o melhor entendimento do território agrícola capixaba e a troca colaborativa de informações entre as regiões do Estado.
Outra frente imprescindível para o pleno desenvolvimento e gestão dos recursos naturais, a Agrometeorologia deu um salto científico e de qualidade no Estado logo nos primeiros anos da gestão Evair de Melo. Através da manutenção e fortalecimento do Sistema de Informações Agrometereológicas, com o objetivo de fornecer informações mais precisas sobre clima e tempo para produtores rurais e toda a cadeia produtiva do Estado, o Incaper se consolidou como referência na área, sendo hoje um instituto respeitado e reconhecido dentro e fora do Estado.
“Evair foi, sem dúvidas, um presidente extraordinário para o Incaper, trabalhando em consonância com as diretrizes para o desenvolvimento agropecuário do ES. Ele Procurou fazer parcerias para valorizar e fortalecer a assistência técnica e foi extremamente útil para nós. O Incaper era um antes de Evair chegar e se tornou outro depois dele. Para se ter uma ideia, foi Evair quem conseguiu fortalecer o nome do café capixaba para o mercado nacional e internacional, utilizando o conhecimento que ele já possuía para expor e divulgar as multi qualidades que só temos por aqui. A contribuição dele é lembrada ainda hoje pelos servidores, pesquisadores e, principalmente, pelos produtores do Estado”, conta em depoimento o antigo membro da coordenação da frente de pesquisa em Café do Espírito Santo, Aymbiré Fonseca.
Mesmo fora do cargo há quase dez anos, Evair segue trabalhando pelo fortalecimento da instituição, por meio de ações de mandato e envio de recursos para manter seu bom funcionamento. Recentemente, 23 veículos foram entregues aos técnicos do Instituto e são utilizados para atuar cada vez mais próximos ao produtor de nosso Estado. Ainda este ano, mantendo a tradição reforçar o setor de pesquisas meteorológicas do Estado, uma nova estação será entregue, através de recursos fornecidos pelo mandato de Evair, ao município de Vargem Alta, no centro sul capixaba.
O Incaper é uma autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), já passou por diferentes nomes e designações, até atuar como hoje a conhecemos: uma instituição de pesquisa, extensão e assistência técnica, com o objetivo de gerar conhecimentos e tecnologias que possam impulsionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental das atividades agropecuárias capixabas.
Uma das principais áreas de atuação do Incaper é a pesquisa agrícola, que visa desenvolver formas de cultivo adaptadas às condições climáticas e de solo do estado, bem como buscar alternativas sustentáveis para o controle de pragas e doenças. Um trabalho fundamental para aumentar a produtividade das lavouras e garantir o desenvolvimento da indústria agrícola no Espírito Santo, uma vez que é o maior núcleo de pesquisa aplicada em agropecuária presente no Estado. Sem a presença da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, EMBRAPA, o Espírito Santo ainda luta para deixar de ser a única Unidade Federativa a atuar majoritariamente com recursos próprios nessa área e Evair de Melo é um grande defensor dessa causa.
Desde 2017, Evair de Melo tem sido destaque na articulação política para a institucionalização da Embrapa no Espírito Santo, enviando cartas e ofícios e se reunindo pessoalmente com autoridades e equipe técnica dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI). Além de Embrapa e também do próprio INCAPER, sempre ressaltando a importância e solicitando o apoio do Governo Federal para a criação de Unidades de Pesquisa no Estado.
Ao longo de sua história, e mesmo desempenhando um papel por vezes solitário, o Incaper tem se destacado pelo pioneirismo e pela capacidade de inovação. A instituição tem sido responsável pelo desenvolvimento de práticas sustentáveis, que buscam conciliar o aumento da produção com o desenvolvimento econômico de diferentes áreas do Estado. O instituto também tem investido em projetos de pesquisa voltados para a diversificação da produção agrícola, sem deixar de fortalecer nossa tradicional indústria cafeeira e agropecuária. Outro ponto de atuação importante do Incaper é desempenhado na extensão rural. Através de programas e projetos de assistência técnica, o instituto leva conhecimentos e tecnologias aos agricultores familiares, contribuindo para a melhoria da produtividade e da qualidade de vida no campo.
O aniversário de 68 anos do Incaper é um momento de celebração, mas também de reflexão. O instituto tem um legado de contribuições para o agronegócio capixaba, e a expectativa é que continue desempenhando um papel relevante no futuro. A agricultura enfrenta desafios crescentes, e o Incaper está preparado para se adaptar e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras. Através de parcerias com outras instituições, nacionais e internacionais, o Incaper tem tudo para se manter atualizado e conectado com as principais tendências e demandas do setor.
Em mensagem de comemoração, Evair de Melo lembra de cada pessoa que integra o time Incaper e parabeniza pela sua contribuição pelo fortalecimento da agricultura capixaba.
“Neste aniversário, é importante reconhecer os esforços do Incaper e de todos os profissionais que fizeram e fazem parte dessa trajetória. A eles, meus parabéns e muito obrigado! O Estado e o povo do Espírito Santo têm muito orgulho de cada um de vocês!”, conclui o deputado.