“JANJA NÃO FOI ELEITA”, CRITICA EVAIR DE MELO SOBRE PRIMEIRA-DAMA ASSUMIR AGENDA PRESIDENCIAL

Lula fará uma cirurgia no quadril na sexta-feira(29), à pedido dele, Janja assumirá agenda de compromissos do Presidente

            A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara aprovou nesta quarta-feira(27), três requerimentos de autoria do deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), para que ministros do Governo Lula compareçam à Câmara dos Deputados para explicar sobre as notícias relacionadas à possibilidade e competência da primeira-dama, Janja da Silva, em assumir a agenda presidencial.

            “Quer dizer que agora a primeira-dama da República que substitui o Presidente na sua ausência? Que sucessão é essa que não consta na nossa Constituição Federal. Lula não respeita as nossas leis, não respeita os brasileiros e muito menos o dinheiro público. Parece até que Lula foi eleito sozinho. Cadê o seu vice-presidente? Janja não foi eleita. Isso é inaceitável! Precisamos de explicações”, enfatizou o vice-líder da oposição, Evair de Melo.

    Nos requerimentos, o parlamentar cobra o comparecimento do Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, do Ministro da Casa Civil, Rui Costa e do Ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.

        GASTOS COM PUBLICIDADE

        Também de Evair de Melo, a Comissão aprovou ainda um requerimento, assinado em conjunto com os deputados federais Nikolas Ferreira (PL/MG), Eduardo Bolsonaro (PL/SP), Carlos Jordy (PL/RJ) e Kim Kataguiri (União/SP), que solicita a convocação do Ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência, Paulo Pimenta, para sejam prestados esclarecimentos sobre a reserva de valor recorde para publicidade oficial em ano eleitoral.

        “Não basta os altos gastos com viagens internacionais, ainda querem rasgar dinheiro público para turbinar a publicidade do governo no ano que vem. A previsão de despesa nessa área para o próximo ano é de R$ 647 milhões, ante R$ 359 milhões disponíveis em 2023. Um absurdo! Não vamos aceitar isso”, criticou Evair de Melo.

         Confira abaixo na íntegra os requerimentos:

      - REQ 334/2023 CFFC – (Chefe da Secretaria-Geral daPresidência da República, Márcio Macêdo);

       - REQ 335/2023 CFFC – (Ministro da Casa Civil, Rui Costa);

    - REQ 336/2023 CFFC (Ministro da Secretaria de RelaçõesInstitucionais, Alexandre Padilha);

     - REQ 338/2023 CFFC – (Ministro da Secretaria de Comunicaçãoda Presidência, Paulo Pimenta).