Ministério da Agricultura cria a Câmara da Cerveja

O objetivo é debater medidas especiais que atendam as demandas e fomentme a produção nacional de cervejas

Foto: Agência EBC


A Ministra da Agricultura Tereza Cristina anunciou nesta quarta-feira (30) a instalação da Câmara da Cerveja. O objetivo é ter um espaço de debates e discussões de medidas especiais que atendam as demandas e fomente a produção nacional do setor, que é o terceiro maior do mundo.


Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e integrante da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Indústria de Bebidas, o Deputado Federal Evair de Melo (PP) defende que é preciso desburocratizar o setor para fortalecer o empreendedorismo no setor. “A Câmara da Cerveja vem para somar esforços pelo desenvolvimento e também pela geração de oportunidades no setor cervejeiro. Temos uma agenda importante de desburocratização na Câmara, que teve sucesso com os nossos queijos artesanais e outros alimentos de origem animal. Agora temos que fazer um trabalho exemplar para que os nossos produtores de cerveja possam trilhar pelo mesmo caminho de crescimento”.


No Espírito Santo, Evair se reuniu com o Secretário de Estado da Fazenda, Rogelio Pegoretti Caetano Amorim, para tratar sobre o enquadramento tributário das cervejas artesanais capixabas. Na ocasião, o secretário sinalizou positivamente em relação à demanda e destacou que a proposta vai ao encontro do que o Governo do Espírito Santo busca, que é incentivar a fabricação das cervejas artesanais que dialogam com o estímulo ao turismo, gerando mais emprego para além do segmento. 


Foco nos pequenos cervejeiros


Na instalação da Câmara, a Ministra afirma que o foco das políticas públicas que serão discutidas na Câmara da Cerveja serão os pequenos cervejeiros. De acordo com o Ministério da Agricultura, não existem dados específicos sobre a movimentação econômica das cervejarias artesanais. “Precisamos agora consolidar os cervejeiros artesanais, as pequenas cervejarias, facilitando a vida deles. Vocês não são concorrentes, vocês são complementares”, declarou Tereza Cristina.


A Ministra também explica que a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) poderá ter um papel fundamental para incentivar o setor, auxiliando na diversificação da produção nacional de cerveja. “Vamos trabalhar para termos uma cadeia produtiva mais organizada e ativa no Brasil".


O Secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Eduardo Sampaio, frisa que o país ainda possui entraves para a produção de matéria-prima da cerveja voltada à exportação. Para Sampaio, a Câmara da Cerveja cumprirá esse papel, organizando a cadeia produtiva e conciliando a demanda com a oferta de produtos. 


O diretor do Departamento de Estudos e Prospecção do Mapa, Luís Eduardo Rangel, disse que a criação da Câmara da Cerveja era uma antiga reivindicação do setor. “Há muito anos o setor clamava por um fórum como este”. A expectativa, segundo o diretor, é que as reuniões técnicas tragam propostas para a alavancagem do setor. 


A câmara será composta por representantes de toda a cadeia produtiva: Associação Brasileira da Cerveja Artesanal (Abracerva), a Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), a Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil) e o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv). Os debates serão em torno dos seguintes aspectos: política agrícola, defesa agropecuária, estruturação e fomento da cadeia produtiva, pesquisa e inovação, mercados interno e externo e assuntos fundiários.


Com informações do Ministério da Agricultura