Prestes a ser inaugurada, a maior obra de logística e mobilidade urbana do Estado na atualidade, o Contorno do Mestre Álvaro é resultado da articulação direta da bancada federal capixaba nos últimos anos e faz parte da herança bendita deixada pela administração federal de Jair Bolsonaro para o Espírito Santo.
Ex-ministro da infraestrutura do país, o hoje governador do estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos) esteve em Buenos Aires, para a posse do novo Presidente da Argentina, Javier Milei. Ao lado do deputado federal Evair de Melo (Progressistas/ES), que foi vice-líder do governo na Câmara durante a gestão Bolsonaro, Tarcísio enalteceu o trabalho conjunto da bancada capixaba, em especial de Evair de Melo, que lutou pela viabilidade da obra.
“Na verdade, é para estar emocionado mesmo. O Contorno do Mestre Álvaro é um grande investimento que só foi possível graças à força, dedicação e ao apoio dado por você, Evair, e também pela bancada capixaba, que nunca deixaram de se organizar e colocar recursos em obras estruturantes. O novo Contorno só saiu do papel por conta dessa união do Executivo, tocado pelo nosso Presidente Jair Bolsonaro, e pela bancada capixaba”, parabenizou Tarcísio.
Responsável por articular a vinda de recursos durante toda a duração das obras, Evair se reuniu com - e até trouxe pessoalmente ao Estado – diferentes ministros e representantes do governo ligados às áreas de infraestrutura e logística, como o próprio Tarcísio de Freitas e, até mesmo o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro esteve in loco para acompanhar o andamento da obra.
“Não tem jeito: para onde você olha, vê investimentos do governo passado. Isso é preciso ser aplaudido e o capixaba aplaude! Basta comparar a vinda do presidente que mais fez para o Espírito Santo nos últimos anos, com outros que, mesmo durante seus mandatos, não têm coragem de pisar em solo capixaba”, comentou Evair em conversa recente.
OBRAS DO CONTORNO
O Contorno do Mestre Álvaro é uma obra de infraestrutura com 19 km de extensão, interligando os municípios de Serra e Cariacica por meio rodoviário e terá, como sua principal função, desafogar o trânsito de 50 mil carros que passam pelo trecho atual, diariamente. Até o momento, cerca de R$ 500 milhões já foram investidos na obra, sendo R$ 456 milhões durante o governo de Jair Messias Bolsonaro.
Além do Contorno do Mestre Álvaro, o governo Bolsonaro direcionou recursos para diferentes obras estruturantes no Espírito Santo, como a construção do corredor viário ligando as rodovias BR-262 e BR-101, em Cariacica, ao Porto de Capuaba, na porção central de Vila Velha.