NA CPI DO MST, EVAIR DE MELO VAI INVESTIGAR FINANCIAMENTO DE INVASÕES DE TERRA E AÇÃO DE FALSOS ÍNDIOS

As ações do (MST) serão investigadas por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada nesta quarta-feira (17).

As ações do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra (MST) serão investigadas por uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada nesta quarta-feira (17), na Câmara dos Deputados. A CPI do MST é destinada a investigar o grupo, seu real propósito, assim como de seus financiadores. Membro da CPI, o deputado Evair de Melo (Progressistas-ES) defende uma investigação responsável para que o resultado da Comissão seja um divisor de águas no respeito ao direito à propriedade no Brasil.


Filho de pequenos produtores rurais, Evair é membro da Comissão de Agricultura e vice-presidente da FPA. Com posição firme, tem sido um dos mais fortes opositores da relação entre o Governo Lula e o Movimento. "Ao incluir Stédile em sua comitiva, com status de ministro, líder do exército do MST, Lula não escondeu de ninguém que apoia essa onda de terror reiniciada no início desse desgoverno. As mudanças na estrutura do Ministério da Agricultura, o desrespeito constante àqueles que produzem a céu aberto e sem carteira assinada, os ataques aos produtores paulistas e à direção da a Agrishow demonstram a incapacidade de governar”, destacou o parlamentar capixaba. 


Para Evair a CPI terá condições de aprofundar as investigações em alguns casos para revelar como se dá a atuação dos falsos índios em invasões, especialmente no Sul da Bahia e o financiamento dessas invasões.


 Somente nos quatro primeiros meses do atual governo, 56 invasões de propriedades rurais foram registradas no país, de acordo com levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Um terço dessas invasões ocorreu na Bahia. O número superou as ocupações acumuladas nos últimos três anos e praticamente se igualou a 2016, ano do impeachment de Dilma Rousseff (PT).


A CPI conta com a presidência do deputado Coronel Zucco (Republicanos-RS)  na relatoria o deputado Ricardo Salles (PL-SP), o deputado Kim Kataguiri (União-SP) na primeira vice-presidência, o deputado delegado Fábio Costa (PP-AL) na segunda vice-presidência e o deputado Evair Vieira de Melo (PP-ES) na terceira vice.