O Espírito Santo é um estado com grande potencial em desenvolvimento

Ministro da Infraestrutura esteve nesta segunda-feira (05), visitando algumas obras e o Terminal Portuário de Vila Velha

“O Espírito Santo só tende a ganhar com os projetos que estão em desenvolvimento no estado”. A afirmação veio do Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, que visitou o estado nesta segunda-feira (05). O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Evair de Melo estava junto a comitiva do Ministro.

A comitiva passou por três locais para realizar a vistoria e acompanhar o desenvolvimento das obras. O primeiro local foi o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), onde participaram da inauguração do Cais de Atalaia, após a agenda no terminal portuário os parlamentares juntamente ao Ministro seguiram para a Rodovia 447 que está em obras, a via vai ligar a BR-101 com a BR-262 à rodovia Leste-Oeste.

Por último, visitaram as obras do Contorno do Mestre Álvaro que tem como objetivo desafogar o trânsito na BR-101. Importante ressaltar que as obras do Contorno foram possíveis graças a articulação da bancada capixaba junto ao Ministério da Infraestrutura.

O Ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas elogiou a atuação da bancada parlamentar do estado na Câmara, destacando ser uma das mais diligentes, mais profissionais, mais atuantes do Brasil. “É impressionante como a bancada do Espírito Santo participa das articulações políticas e é responsável. Ressalto que se as obras que estavam paradas tiveram enfim uma retomada, não foi um trabalho sozinho do ministério, mas sim do parlamento que lutou para que isso fosse possível. O que a bancada do Espírito Santo tem feito deveria ser replicada para as outras”, disse Tarcísio.

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara Evair de Melo ressaltou a importância da visita do Ministro ao estado. “Ter o Ministro Tarcísio em nosso estado, visitando as obras e inaugurando o Cais de Atalaia teve um grande significado para todos os capixabas. Demonstrou o cuidado e zelo que o governo Bolsonaro possui com todos. Essas obras são prioridades do nosso mandato. O novo Cais trará mais investimentos para o Espírito Santo, assim como a rodovia 447 e o tão sonhado Contorno do Mestre Álvaro, que vão desafogar o intenso fluxo de veículos pesados em seus respectivos municípios, levando mais segurança, um melhor atendimento e diminuindo o tempo de viagem. Me orgulho em fazer parte da bancada federal e ver esses grandes projetos, enfim, saindo do papel e se tornando realidade.

Continuarei trabalhando para que ações como essas sejam cada vez mais comuns e que possamos ter um país mais dinâmico e mais desenvolvido, dar dignidade à nossa população”, declarou o parlamentar.



Porto de Vila Velha


O Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas iniciou sua agenda no Espírito Santo pelo Terminal Portuário de Vila Velha (TVV) participando da cerimônia de inauguração do Cais de Atalaia, que fica na abrangência do Porto de Capuaba. Logo após, visitou o porto junto à Log-in que possui concessão da área até 2023.

Cais Atalaia - Representa cerca de 10% de todos os berços da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) atualmente. Ele poderá operar até 600 mil toneladas/ano, ampliando a capacidade do berço 207 em 75%.

A expectativa é que, com o cais, seja zerado o tempo de espera de navios para Capuaba. O terminal poderá movimentar diversos tipos de carga, entre granéis líquidos e sólidos, como trigo, malte, fertilizantes, ferro gusa, carga geral, entre outros.

O cais será fundamental para implantação do futuro Terminal de Granéis Líquidos (TGL) do Porto de Vitória, empreendimento que vai demandar R$ 128 milhões em investimentos privados. A área já teve leilão realizado pelo governo federal e deve ter as obras iniciadas em breve. A partir do cais que serão drenados combustíveis como gasolina e diesel, que seguirão por dutos até a armazenagem nos tanques do TGL, também em Capuaba, Vila Velha.

O Terminal de Vila Velha (TVV), no Espírito Santo, é um terminal portuário especializado na movimentação (embarque e desembarque) e armazenagem de contêiner e carga geral (equipamentos, máquinas, spare parts, veículos, granito, produtos siderúrgicos e granel).

O TVV é uma excelente alternativa para operações de importação e exportação de cargas, dispondo de uma vasta oferta de armadores e rotas para os principais portos nacionais e internacionais. O terminal possui, ainda, boa infraestrutura para distribuição interna de cargas através de modais rodoviários, ferroviários e marítimos, criando vantagens competitivas exclusivas.

O TVV possui uma área de 108 mil m2 e capacidade nominal anual de movimentação de 350 mil TEUs. O cais de atracação possui 450 metros de extensão, com 2 berços (203 e 204).

O terminal também oferece uma área de armazenagem bastante ampla e bem estruturada, o que permite planejar com mais segurança e eficácia a movimentação das cargas e possui área destinada para produtos alimentícios e de saúde não refrigerados.

Terminal de Capuaba - Porto público, administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa). Opera 24 horas. Tipos de carga: cereais e cargas em geral. Outros serviços: Dolphins – manutenção em navios. Retroárea: 12.800 metros quadrados. Comprimento dos berços: 396 metros. Calado: 10,67 metros. Capacidade: um navio tipo Panamax.

Terminal de Granéis Líquidos - Porto público, administrado pela Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), localizado em São Torquato. Comprimento dos berços: 162 metros. Tipos de carga: diesel, gás, álcool. Calado: 8,23 metros. Pátio: 28 mil metros quadrados. Tanques de combustível: 50.000 metros cúbicos. Capacidade de bombeamento: 500 metros cúbicos por hora.

Companhia Portuária de Vila Velha (CPVV) - Terminal privado destinado aos serviços de apoio off-shore à indústria de petróleo. Dispõe de equipamentos para abastecimento de água potável e óleo diesel, armazenagem em áreas alfandegadas, gestão de resíduos com equipamentos e aterros licenciados por órgãos ambientais. Opera 24 horas. Comprimento dos berços: 285 metros. Tipos de carga: granéis líquidos, granéis sólidos, contêineres, cestas, tubos, peças e materiais diversos para o setor petrolífero. Capacidade: quatro embarcações tipo Suppy Boat. Calado: 9,15 metros. Retroárea: 55 mil metros quadrados.

Terminal Portuário Peiu (TPP) - Terminal privado operado pela empresa Peiu, localizada no Cais de Paul. Serve de base de apoio para atividade petrolífera e dispõe de acesso ferroviário, área de armazenagem alfandegada, taques para material líquido e granel, serviços de coleta, transporte e destinação de resíduos licenciados por órgãos ambientais, além de área para instalação de tubos. Opera 24 horas. Comprimento: 260 metros. Calado com flutuante: 9,75 metros. Retroárea: 52 mil metros quadrados. Área para armazenamento: 40 mil metros quadrados.



Leste-Oeste

Em uma série de visitas às obras que contemplam o Espírito Santo, o Ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas visitou as obras da BR-447. Com quatro viadutos, ciclovia e sem semáforos, uma nova rodovia vai fazer a ligação da BR-101 e da BR-262, em Cariacica, com a rodovia Leste-Oeste e a Darly Santos, em Vila Velha.

A promessa é que a via interligue bairros dos dois municípios, dando mais agilidade tanto para carros que querem passar de uma cidade para a outra, quanto para caminhões pesados, com destino ao Porto de Capuaba, em Vila Velha.

A BR-447 terá início na BR-101 e BR-262 (o trecho abrange as duas rodovias), na altura da antiga Braspérola, em Cariacica, e terá 4,3 quilômetros de extensão.

As obras na BR-447 solucionam o escoamento de mercadorias que entram e saem do Porto de Capuaba por via terrestre. Também retiram, das vias urbanas de Cariacica e Vila Velha, o tráfego pesado que se dirige à retro área de Capuaba. Com uma extensão de 4,3 quilômetros, a rodovia, quando implantada, vai proporcionar melhores condições de trafegabilidade, segurança e, consequentemente, mais potencial para o crescimento econômico da região.

 

Obras do contorno do Mestre Álvaro

Por último o Ministro e sua comitiva visitaram as obras do Contorno do Mestre Álvaro, que tem como objetivo desafogar o trânsito na BR-101. Importante ressaltar que as obras do Contorno foram possíveis graças a articulação da bancada capixaba junto ao Ministério da Infraestrutura.

O novo acesso rodoviário deve desafogar um gargalo logístico importante na região metropolitana da Grande Vitória, diminuindo a distância entre os municípios de Serra e Cariacica em 15 quilômetros e servindo como alternativa para a passagem de veículos pesados.

O Contorno do Mestre Álvaro possui 19,7 quilômetros de extensão, tendo início no km 249 e final no km 275 da BR-101/ES. São sete interseções em dois níveis através de viadutos que estão sendo construídos na região. Serão 14 viadutos de passagem de pedestre e 40 passagens de fauna, uma das exigências ambientais. O trecho não terá semáforo, o que vai agilizar o tráfego no local.

“Essa obra é um grande exemplo de como o Executivo possui aliança com o Legislativo. O Legislativo vem aportando recursos provenientes de emendas parlamentares da bancada para que essa obra se torne realidade. Uma nova rodovia que irá diminuir o tempo de viagem, que vai melhorar a qualidade do serviço prestado ao usuário e sobre tudo vai salvar vidas! É o governo Bolsonaro trabalhando junto a bancada federal do Espírito Santo pela melhoria da qualidade de serviço”, declarou o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.