O Deputado Federal Evair de Melo (PP) participa nesta segunda-feira (17) do lançamento do Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo. O encontro será na Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), em Belo Horizonte, a partir das 10h.
O Plano Estratégico será apresentado pelos presidentes das federações das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), Flávio Roscoe, e do Espírito Santo (FINDES), Léo de Castro, e pelos governadores dos dois estados, Romeu Zema (MG), e Renato Casagrande (ES).
A agenda vai reunir ainda as bancadas federais do Espírito Santo e de Minas Gerais, além dos presidentes das Assembleias Legislativas e os empresários dos dois Estados.
O Plano Estratégico Minas Gerais e Espírito Santo inclui uma agenda de desenvolvimento econômico comum aos dois estados, com foco em infraestrutura e logística, visando o estímulo de investimentos em estradas, portos e ferrovias.
Também contempla ações de desenvolvimento dos municípios no Vale do Rio Doce, a segurança jurídica nas transações entre as empresas dos dois Estados e ainda a indústria do óleo e gás.
Ciente da necessidade de melhorias na infraestrutura logística capixaba, o Deputado Federal já se colocou à disposição para viabilizar apoio à implantação dos projetos selecionados, junto ao Governo Federal e Congresso Nacional.
Desde 2015, o parlamentar tem realizado várias ações em prol do desenvolvimento logístico do Estado, como por exemplo a retomada do projeto de duplicação da BR 262, a concessão do aeroporto de Vitória, a modernização dos portos e a integração da malha ferroviária da Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), da Vale, com as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA).
Plano Estratégico
A intenção das federações das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG) e do Espírito Santo (FINDES) é a implantação de uma ação política coordenada dos setores industriais e também dos governos e, assim, melhorar o ambiente de negócios nos dois Estados, facilitar a integração entre as empresas e o poder público dos dois Estados e ainda maximizar o poder político da região.
Recursos
De acordo com o governador Renato Casagrande, a parceria é parte de um plano de investimentos mais amplo, a ser financiado, em parte, pelo governo capixaba. Segundo o governador, em 2020, o Espírito Santo terá condições de investir R$ 1,5 bilhão em infraestrutura. E, a expectativa é de que nos próximos três a quatro anos, esse valor seja entre R$ 6 bilhões e R$ 7 bilhões.