Neste ano, o concurso que incentiva os produtores a conquistarem novos mercados a partir da melhoria da qualidade do café encerrará as inscrições nesta terça-feira (25). A entrega do prêmio acontece no dia 03 de dezembro.
No Prêmio Realcafé Reserva UCC de Qualidade 2022 concorrem exclusivamente os cafés das Montanhas do Espírito Santo, plantados em regiões entre 700 e 1.200 metros de altitude. Nas últimas edições da competição, foram vencedores os cafés produzidos por Edmar Busato (2015 e 2019) e José Carlos Velten (2017), ambos do município de Marechal Floriano; e Marcos Marchioro (2020), de Vargem Alta. Seus produtos tornaram-se edições especiais do Realcafé Reservae são comercializados em todo o território nacional.
O deputado federal Evair de Melo, que é degustador de café e já foi coordenador técnico dos árbitros do concurso, destacou a importância do prêmio no incentivo à produção do café de qualidade, aliando novas tecnologias e práticas agrícolas: “É uma grande oportunidade para os produtores de cafés especiais que disputam espaço em mercados mais exigentes receberem classificação como café de categoria superior".
Vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, Evair é autor do Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. O objetivo do projeto é elevar o padrão de qualidade do café brasileiro, por meio do estímulo à produção, industrialização e comercialização de grãos de categorias superiores.
“O trabalho dedicado e as boas técnicas de manejo empregadas pelas famílias de agricultores em todo o processo de produção, colheita e pós-colheita do café, contribuem diretamente para o alcance de qualidade superior, com sustentabilidade e preservação do bioma.”