A 1ª Escola Cívico-Militar do Espírito Santo foi inaugurada nesta segunda-feira (02), no Norte do Estado, no município de Montanha.
O Deputado Evair de Melo (PP), que apoia a implantação de escolas cívico-militares no Estado, participou da solenidade de inauguração e parabenizou a iniciativa da prefeita de Montanha, Iracy Baltar.
“Acredito no ensino cívico-militar, aliado ao ensino pedagógico, para formar um país cada vez melhor. Parabéns à prefeita Iracy Baltar pelo pioneirismo. Montanha deixa um legado que é a reconstrução dos princípios da moral e da ética para sermos cidadãos melhores”, ressaltou Evair de Melo.
A Escola Cívico-Militar funcionará na escola Domingos Martins, que foi reformada pelo município. O novo espaço terá capacidade para 1.000 estudantes, de 1° ao 9° ano. Serão 30 turmas, divididas nos turnos matutino (do 1º ao 5º ano) e vespertino (do 6º ao 9º ano).
A equipe de militares que vai atuar na unidade de ensino é composta por 10 militares da reserva. Os militares serão incorporados à área disciplinar e organizacional e vão ministrar aulas de civismo, cidadania e ética.
A parte pedagógica da escola não será alterada e continuará seguindo a Lei de Diretrizes e Bases, do Ministério da Educação.
Antes da implantação da Escola Cívico-Militar, a prefeita Iracy Baltar visitou escolas militares em Teixeira de Freitas, na Bahia, e em Anápolis e Goiânia, em Goiás. O município também realizou audiência pública e consulta pública online e, segundo a Prefeitura de Montanha, a adesão da popular foi ampla.