PROJETO CELEBRA FÉ CATÓLICA E FORTALECE TRADIÇÃO DO TERÇO DOS HOMENS NO BRASIL

Relatado pelo deputado Evair, Câmara aprovou PL que valoriza fé católica e institui o “Dia Nacional do Terço dos Homens"

 

“Cessem as palavras, falem as obras”, foi com este ensinamento de Santo Antônio, que na noite desta segunda-feira, 13 de junho, o valor da oração para a comunidade cristã e, principalmente, para a fé católica, foi o ponto central do relatório apresentado pelo vice-líder do Governo na Câmara, deputado Evair de Melo, no Plenário da Câmara dos Deputados.


Designado para ser o relator do PL 2676/2021, de autoria do deputado Eros Biondini (PL-MG), que institui o Dia Nacional do Terço dos Homens, Evair de Melo deu a importância e o destaque merecidos ao tema em seu relatório favorável ao texto. Com a aprovação do Plenário da Câmara dos Deputados por aclamação, a matéria agora segue para a análise e votação no Senado Federal.


A proposta prevê que o dia seja celebrado anualmente em 08 de setembro, data em que, no Brasil, o movimento foi iniciado por Frei Peregrino, no povoado da Vila da Providência, hoje cidade de Itabi (SE). “O Terço dos Homens começou a partir da iniciativa de um pequeno grupo de homens que faziam oração na rua. A prática se expandiu para diversas paróquias do estado de Pernambuco e depois, para todo o Brasil. Mediante esse ato de fé e devoção, que é um estímulo fundamental à formação da família e da sociedade, e à consolidação das tradições e valores cristãos, o movimento busca engajar na Igreja Católica homens de todas as gerações, por meio da oração e do louvor”, disse Evair.


O deputado valoriza a oração porque, segundo ele, orar é a melhor forma de se estabelecer uma conexão verdadeira com Deus. “Quando estão em oração, as pessoas se encontram com Deus e consigo mesmas. Conforme o Evangelho, Jesus recolheu-se em oração, muitas vezes, notadamente em momentos importantes de sua missão. Com seu exemplo, Ele mostrou o quanto a oração é necessária na vida de todos os que acreditam em Deus”.

 

SIGNIFICAÇÃO

 

Em seu relatório, Evair de Melo afirma que a instituição do Dia Nacional do Terço dos Homens corresponde a um critério de alta significação para o segmento religioso da fé católica. “A força desse movimento para a construção de uma sociedade justa, solidária e comprometida com a dignidade e a espiritualidade do ser humano, certamente justifica a instituição de um Dia Nacional para sua celebração, o que também encontra amparo por parte da Igreja e dos católicos do Brasil”.

 

Ele também fez menção à uma outra grande tradição católica do Espírito Santo, que mistura oração, fé, história e cultura religiosa em uma festa cristã que é também a mais antiga celebração à Nossa Senhora da Penha já realizada em toda a história do Brasil: A Festa da Penha, em Vila Velha, que acontece desde 1570. “Terceira maior festividade religiosa da Igreja Católica no Brasil, a Festa da Penha tem como um dos principais acontecimentos a Romaria dos Homens, procissão de 14 km entre Vitória e Vila Velha que começou em 1955 e que perdura até hoje, reunindo não só homens, mas também suas famílias e amigos, todos em oração, louvor e confraternização”.

 

Ao final da apresentação de seu relatório em plenário, o deputado Evair de Melo reafirmou a importância do Terço dos Homens como prática de oração   que vem ganhando um número cada vez maior de adeptos. “Um convida o outro para se reunirem na Igreja, cantarem e orarem, e assim a tradição aumenta mais a cada dia. Por isso, estima-se que hoje, no Brasil, mais de um milhão de homens participam deste valoroso movimento”, encerrou o deputado.