REVSOL GARANTE ESCOAMENTO DA PRODUÇÃO AGRÍCOLA E BENEFICIA PRODUTORES RURAIS DE TODO ESPÍRITO SANTO

Deputado Evair de Melo já garantiu recursos para recuperar e manter estradas vicinais em 14 municípios do interior ES

Quem já sofreu com a poeira ou ficou isolado pelas chuvas, sem acesso à escola ou atendimento médico, por falta de condições de seguir no barro, em meio à lama, dá mais valor à segurança e ao conforto de uma estrada pavimentada. Atualmente, diversos municípios capixabas utilizam o RevSol como alternativa de baixo custo, que e permite um tráfego mais seguro e muda a realidade das pessoas.

 

O RevSol foi adotado no Espírito Santo em um trabalho pioneiro desenvolvido a partir de 2009, quando o deputado federal Evair de Melo assumiu a presidência do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), depois de oito anos à frente da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Venda Nova do Imigrante.

 

Filho de pequenos proprietários rurais de Santa Luzia, interior de Conceição do Castelo, Evair conhece como poucos as condições das estradas do interior do Espírito Santo e trabalha com os Municípios para mudar essa realidade.

 

“Se nos anos 80, o governador Gerson Camata garantiu que todas as sedes dos Municípios fossem interligadas por estradas pavimentadas até a Capital, Vitória, agora é o momento de investir para que o interior de nossos Municípios sejam conectados às suas sedes e principais rodovias. O olhar para o interior nos mostra uma produção crescente, a redução do êxodo e, cada vez mais, a atração de visitantes do Estado e de diversas partes do mundo que desfrutam do agroturismo, experiência única no Brasil", defende o deputado.

 

Do seu primeiro mandato na Câmara dos Deputados até a presente data, Evair já destinou 16 emendas parlamentares e repasses financeiros dos Ministérios da Economia e da Agricultura, que totalizam R$ 4,8 milhões. Os recursos beneficiam inúmeros municípios do Espírito Santo com a aplicação de RevSol: material que proporciona revestimento duradouro e seguro para manter as estradas rurais e vicinais em condições de garantir o tráfego de veículos e o escoamento da produção agropecuária.

 

“Originário da escória de aciarias, o RevSol é um material barato e eficiente que substitui outros recursos naturais no revestimento primário de ruas e estradas. Sua aplicação gera melhorias fundamentais na mobilidade e na manutenção das condições de uso de vias secundárias, o que favorece o escoamento da produção de alimentos e o fortalecimento da infraestrutura rural. Com isso, estamos transformando a realidade das estradas no interior do nosso Estado”, comentou Evair de Melo.

 

MUNICÍPIOS BENEFICIADOS

 

Através da ampla rede de relacionamento que construiu ao longo de seus três mandatos parlamentares e graças à sua forte articulação política em Brasília, o deputado Evair viabilizou a aplicação de RevSol em estradas de vários municípios, como Conceição do Castelo (nas localidades de Santa Teresa, Jatobá, Mata Fria e Barro Branco); Afonso Cláudio (em Santo Antônio e Fortaleza); Venda Nova do Imigrante (em Alto Viçosinha, Bananeiras, Brambila e Contorno de Vargem Grande); e em Brejetuba (no Rancho Dantas) e Santa Leopoldina (no Rio das Farias).

O parlamentar também beneficiou, com RevSol, estradas de Vila Valério (no Distrito de São Jorge da Barra Seca e nos córregos Duas Barras, Valério, Jacarandá, Pavão, Pavãozinho, Teima e Paraisópolis); de GuaçuÍ (em São Pedro de Rates, Santa Marta, Alto São Romão, Três Barras e Areia Branca, e nas estradas da Samarco, da Torre de TV, da Vila dos Professores), além de vias vicinais de Afonso Cláudio, Venda Nova do Imigrante, Brejetuba, Santa Leopoldina, Vila Valério, Vargem Alta, Castelo, Santa Teresa, Cachoeiro de Itapemirim, Domingos Martins e Guaçuí.

“As estradas vicinais, ou secundárias, ligam as propriedades rurais às rodovias e são consideradas essenciais para toda a cadeia de distribuição da produção agrícola. E o uso do RevSol viabiliza a melhoria das estradas rurais com matéria-prima de baixo custo, reduzindo o tempo gasto nos deslocamentos e os custos de manutenção dos veículos, além de melhorar a qualidade de vida das comunidades e proporcionar acesso aos locais mais remotos. O uso deste material é vantajoso, devido ao baixo valor de aplicação em relação ao da pavimentação asfáltica. Ou seja, os benefícios do RevSol para as comunidades rurais são inúmeros”.