Santa Maria de Jetibá completa 32 anos de emancipação política

Com grande diversidade agrícola, cidade é o maior produtor de hortifrutigranjeiros do Espírito Santo.


Nesta quarta-feira (06), a cidade de Santa Maria de Jetibá completa 32 anos de emancipação política. O município foi construído com a presença dos imigrantes europeus, em grande maioria pomeranos, oriundos das regiões do Reno e de Hessen, assim como da Alemanha, de Luxemburgo e da Holanda.

A origem do povoamento da região de Santa Maria de Jetibá foi decorrente do processo de colonização que se iniciou com a fundação da Colônia de Santa Leopoldina, situada às margens do rio Santa Maria da Vitória. E, ainda hoje, a preservação da língua e da cultura pomerana pelos habitantes de Santa Maria de Jetibá impressiona os turistas.

Com um dos melhores climas do mundo, Santa Maria de Jetibá possui um povo trabalhador e ordeiro, preocupado em manter suas tradições. A cidade também conta com a melhor estrutura agrária do Espírito Santo e uma das melhores do Brasil. Afinal, 80% da população está na zona rural.

Formada originalmente por agricultores familiares, Santa Maria de Jetibá tem uma grande diversidade de produção agrícola sendo caracterizado como o maior produtor de hortifrutigranjeiros capixaba. 

Importante polo de produção primária, assentado, principalmente, na avicultura, olericultura e cafeicultura, Santa Maria de Jetibá é o maior polo avícola do Estado e segundo produtor de ovos do país, possuindo um plantel de 4 milhões de aves poedeiras.

A avicultura está sustentada em bases tecnológicas apropriadas e modernas, dirigida por empresários locais, que são responsáveis pela produção de 2,8 mil ovos/dia. Parte da produção avícola vem de pequenos agricultores, organizados em uma cooperativa, que fornece todos os insumos a assistência técnica e orienta a comercialização, dos quais 130 associados avícolas produzem 840 mil ovos/dia. A olericultura representa a atividade mais bem distribuída no município, praticamente alcançando 80% das 3 mil propriedades familiares existentes. 

“São muitos os produtores familiares que vivem, trabalham e sustentam Santa Maria de Jetibá. O município é um grande orgulho para nosso Estado e o Brasil, por sua população, em sua cultura, na agricultura e na força do homem do campo. Tanto que, no ano passado, protocolei na Câmara dos Deputados um Projeto de Lei para transformar o município na capital Nacional do Ovo”, explicou o Deputado Federal Evair de Melo.