Da próxima quinta-feira (26) até sábado (28), Vitória será o epicentro do universo do café no Estado, com a realização de um evento sem precedentes: a “Semana Nacional do Café – Coffees”. O principal propósito deste encontro é estabelecer conexões ao longo de toda a cadeia produtiva do café, desde os agricultores até o consumidor final. Esta iniciativa ganha maior relevância considerando que o Espírito Santo é o 2º maior produtor brasileiro de café, com expressiva produção de arábica e conilon.
Para o deputado federal Evair de Melo – um dos parlamentares capixabas que mais destinam recursos de emendas para apoiar a realização de exposições, encontros setoriais e feiras de negócios no Estado – a Semana Nacional do Café garantirá uma oportunidade única para comprovar a excelência do café capixaba e para que todos possam conhecer o processo de produção, desde o cultivo até o momento em que a bebida chega à xícara do consumidor.
“Eventos como este geram novas oportunidades de negócios, abrem portas para o mercado e promovem o conhecimento compartilhado em torno dessa preciosa bebida, que faz parte da vida de tantos brasileiros e de pessoas do mundo todo. Vale lembrar, ainda, que o café sempre foi um dos produtos agrícolas mais importantes e que sua produção gera emprego e renda no campo, contribuindo significativamente para a formação do Produto Interno Bruto (PIB) capixaba”, ressalta o deputado federal Evair de Melo, um dos
PROFISSIONAIS DE RENOME
O “Coffees” contará com a presença de renomados profissionais do mercado de café, incluindo baristas, especialistas em torrefação, mestres de torra e provadores. O evento também vai oferecer uma rica programação de degustações e workshops sobre: métodos de preparo, drinques, turismo rural, agricultura de sistema agroflorestal e torra de café.
“A qualidade dos cafés especiais produzidos no Espírito Santo será evidenciada neste encontro, cuja curadoria de conteúdo está a cargo de especialistas reconhecidos no mercado, como Jonathan Piazarolo (capixaba especializado no mercado de torrefação) e Mariana Proença, que possui mais de 15 anos de experiência em curadoria de eventos sobre a cafeicultura”, avaliou Evair de Melo.
ESPECIALISTAS INTERNACIONAIS
Entre os convidados para a Semana Nacional do Café está Verônica Belchior, PhD em Ciência de Alimentos pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e Bióloga pela UFJF. Ela é Q-Grader desde 2013, com experiência como provadora em concursos de qualidade de cafés pelo Brasil. É criadora do curso de Análise Sensorial de Cafés Especiais e já lecionou sobre cafés especiais em Portugal, Alemanha, Rússia, Austrália, Israel e Itália.
Outra presença confirmada é Clayton Barrosa Monteiro, da região do Alto Caparaó, Minas Gerais. Ele se tornou conhecido pela consistência e qualidade de seus cafés, parte deles produzidos em agrofloresta. Esse sistema se estende por toda fazenda Ninho da Águia, que se tornou referência na região, ao se falar de cafés de qualidade produzidos em um microclima ideal para a produção de um dos melhores cafés brasileiros.
Já a jornalista especializada em café, educadora e barista, Gisele Coutinho, de São Paulo, tem uma vasta experiência em treinar equipe de cafeteria, além de aconselhar quem sonha abrir negócios no setor. Ainda palestra sobre o tema e promove cursos focados no consumidor final apaixonado. Em 2019, foi a única brasileira homenageada na classe inaugural do Sprudge Twenty, renomado veículo da comunidade mundial do café, que criou a plataforma para jogar luz aos jovens talentos que trabalham para melhorar o setor em diversos países.
Outros convidados que são referências no assunto também integram a equipe de palestrantes do “Coffees”, tais como: Mariana Mesquita (Brasília); Regina Machado (São Paulo); Leonardo Gonçalves (Rio de Janeiro); Jhone Milanez Lacerda e Fred Ayres (Alegre/ES); Roberto de Barros e Diogo Cypriano (Vitória); além de Chico Ribeiro (Caparaó Capixaba) e Denise Coutinho Endringer (idealizadora do lema Fitoterapia), autora e coautora de 155 artigos científicos e dois livros com impacto internacional na área de produtos naturais.
COPA COFFEES
A Semana Nacional do Café, em Vitória, também incluirá uma competição: a “Copa Coffees”, disputa que desafiará os participantes a preparar o melhor café do evento. Serão 16 competidores com um tempo determinado para preparar o café. Todos vão utilizar a mesma espécie de café e os mesmos utensílios. Quem conseguir preparar o melhor café vai levar um troféu, acompanhado de kits com acessórios e métodos de preparo. Além disso, mais de 40 empreendedores estarão mostrando ao público a diversidade do setor, desde a produção de café até a agroindústria e o artesanato.
Para o deputado Evair, apoiar eventos como o Coffees é fundamental para o desenvolvimento dos pequenos negócios na cafeicultura capixaba: "Os cafeicultores e empreendedores do mercado de café têm se destacado cada vez mais pela qualidade e diferenciação dos seus produtos. Criar espaço de divulgação e comercialização é essencial para o crescimento desses pequenos negócios", afirmou.
O Coffees - Semana Nacional do Café é uma realização do Instituto Panela de Barro, com o apoio da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas do Estado (Aderes). Este evento é uma oportunidade única para os amantes de café se aproximarem dos produtores capixabas, conhecerem a jornada do café e desfrutarem de experiências sensoriais únicas relacionadas a essa bebida que faz parte do dia a dia de tantas pessoas. A entrada é gratuita, e o evento acontecerá no Shopping Vitória, antiga loja Americana. Não perca a oportunidade de explorar o fascinante mundo do café na Coffees - Semana Nacional do Café em Vitória.
SAIBA MAIS
A atividade cafeeira gera 37% do Produto Interno Bruto (PIB) Agrícola capixaba, sendo a principal atividade agrícola do Espírito Santo, responsável por mais de 30% da produção brasileira. A atividade gera 400 mil empregos diretos e indiretos e está presente em 60 mil, das 90 mil propriedades agrícolas do Estado. Deste total, 73% dos produtores capixabas são de base familiar e o tamanho médio de suas propriedades é de 8 hectares. Atualmente, existem 402 mil hectares em produção no Estado, cultivados por 131 mil famílias de agricultores.
PROGRAMAÇÃO:
QUINTA-FEIRA (26 DE OUTUBRO)
13h – Abertura
ao público
Cafeteria –
Whokshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 -
Degustação de cafés Conilon capixaba – Com Lucas Venturim
16h às 17h30 -
Aeropress - aprenda a fazer o seu café – com João Ribeiro
18h às 19h30 -
Diferentes qualidades de café e como inovar nas receitas em casa – com Gisele
Coutinho
Palco - Coffees Talks
14h às 15h –
Abertura Oficial: Cafés do Espírito Santo
16h às 17h
–Agricultura de Sistema Agroflorestal – Clayton Barrossa Monteiro e Pedro Zoca
18h às 19h – Café Conilon de qualidade – com Lucas Venturim e Pode Mulheres/Cafesul
Cursos Pagos
14h às 17h -
Como extrair melhor o seu café - Cinética para iniciantes - com Verônica
Belchior
18h às 20h -
Estrutura física da cafeteria: direcionamentos com foco em vendas e eficiência
do negócio – com Flávia Pogliani
SEXTA-FEIRA (27 DE OUTUBRO)
13h – Abertura ao público
Cafeteria – Whokshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 -
Degustação de cafés Caparaó
16h às 17h30 -
Oficina de métodos de preparo com Leonardo Gonçalves
18h às 19h30 -
Drinques com café com Mariana Mesquita
Palco - Coffees Talks
14h às 15h –
Mercado de cafés especiais no Espírito Santo com Raul Guizelini
16h às 17h –
Como comunicar a sua marca com Chico Ribeiro e Roberto Barros
18h às 19h – O
café que chega na sua xícara - o que está por trás das pesquisas/o impacto das
pesquisas com Lucas Louzada e Incaper
Cursos Pagos
10h às 12h -
Domine seu café coado - Gisele Coutinho - curso fechado UVV
14h às 17h -
Torra de Café, com Eystein Veflingstad
18h às 20h -
Variáveis que influenciam na qualidade do preparo do café - Regina Machado
SÁBADO(28 de outubro)
13h – Abertura ao público
Cafeteria – Workshop Prático e Aula-show
14h às 15h30 -
Degustação de cafés Montanhas do Espírito Santo
16h às 17h30 -
Aula sobre chá com Denise Endringer
18h às 19h30 - Mixologia e café com Diogo Cypriano
Palco - Coffees Talks
14h às 15h –
Turismo rural e hospedagem na fazenda de café - Sítio Santa Rita – com Jhone
Lacerda e Fred Ayres
16h às 17h –
Torra de café - Empreendedores – com Leonardo Gonçalves
18h às 19h –
"Explorando o Café Especial: Uma Jornada Sensorial e Degustação" –
com Douglas Almeida - Rituá Café
Cursos Pagos
10h às 12h -
Jonathan Piazarolo - curso fechado clientes shopping
14h às 17h – Gisele Coutinho
18h às 20h – Mariana Mesquita