TEMPORADA DE CONCURSOS GANHA FORÇA COM SEMANA INTERNACIONAL DO CAFÉ

Deputado Evair de Melo, degustador profissional de café, enfatiza benefícios dos concursos para a qualidade do café

À medida em que as temperaturas começam a subir, produtores, comerciantes, empresários e amantes de café de todo o Brasil se preparam para celebrar, mais uma vez, a grande paixão nacional pelo café. A temporada de concursos de café começa com uma série de eventos nacionais programados a partir deste mês de outubro. São concursos que destacam a diversidade e a qualidade dos grãos produzidos no país, além de proporcionar o devido reconhecimento do trabalho árduo realizado diariamente pelos cafeicultores, para impulsionar seus negócios em um mercado cada vez mais competitivo.

“Os concursos de cafés especiais não apenas destacam a diversidade e a qualidade dos grãos produzidos nas diferentes regiões do país, como também fornecem uma completa plataforma técnica para garantir aos agricultores e produtores de café o devido reconhecimento, novas oportunidades de negócios e maior conhecimento sobre o setor”, avalia o deputado federal Evair de Melo, degustador de café que construiu uma trajetória profissional decisiva para o desenvolvimento da qualidade do café, em todo o Estado do Espírito Santo.

Evair afirma que "os concursos de café são uma excelente oportunidade para os produtores mostrarem o nível de excelência do seu trabalho e, assim, serem reconhecidos pelo seu esforço e dedicação na produção de cafés especiais. Com a chegada da temporada dos grandes concursos, a expectativa é de que o mercado comece a se movimentar em ritmo mais intenso”, salientou.

CONFIRA ALGUNS CONCURSOS NACIONAIS DE QUALIDADE DO CAFÉ

Semana Internacional do Café (SIC) 2023 - A tão aguardada Semana Internacional do Café (SIC) 2023 acontecerá de 08 a 10 de novembro, durante a Expominas, em Belo Horizonte (MG). Serão três dias repletos de experiências enriquecedoras, degustações guiadas, cuppings, campeonatos, workshops e premiações. 

A SIC é muito mais do que um evento: é um ambiente ideal para expandir networking e fazer negócios com profissionais do setor. A abertura da SIC será marcada pelo Simpósio DNA Café, que mergulhará profundamente nas tendências e desafios que estão moldando o mercado do café, não apenas no Brasil, mas globalmente. Este ano, o tema central da SIC é "Origens Produtoras - Uma Visão de Futuro Para Uma Nova Cadeia do Café".

Coffee of the Year (COY) - O prazo final para enviar amostras e participar do Coffee of the Year (COY) acabou no último dia 02 de outubro. O concurso faz parte da programação da SIC, com a premiação marcada para o dia 10 de novembro de 2023. O COY tem como objetivo reunir os melhores cafés do Brasil, incentivando o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional. Ele reconhece os melhores produtores de café arábica e canéfora, promovendo cafés de alta qualidade que atendam aos regulamentos nacionais e internacionais de boas práticas de produção.

Fórum da Cafeicultura Sustentável - Dentro da programação da SIC, acontecerá o Fórum da Cafeicultura Sustentável, onde serão discutidos os próximos passos para o desenvolvimento das futuras gerações e exploradas ações relevantes na cafeicultura sustentável. Temas como estratégias de origem que contribuem para a promoção e acesso ao mercado do café especial, práticas regenerativas e economia circular no cultivo de café, o novo cenário de exportação para os cafés no mundo e mitigação dos efeitos das mudanças climáticas com foco em ESG (Ambiental, Social e Governança) estarão em destaque.

Prêmio Pio Corteletti - A Nater Coop também lançou a 13º Prêmio Pio Corteletti, edição internacional criado pela cooperativa, com o objetivo de estimular a produção de cafés especiais, inclusive entre os pequenos produtores. As inscrições podem ser feitas até o dia 10 de novembro e o resultado será divulgado em dezembro. O prêmio vai identificar, incentivar e premiar os melhores cafés nas categorias Arábica Natural, Arábica Lavado e Conilon, produzidos por associados Nater nos estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Concurso “Campeões das Origens Brasileiras” - Ainda nesta reta final do ano 2023, acontece a segunda edição do concurso “Campeões das Origens Brasileiras”, da Cafebras. O evento – que celebra as origens da produção e valoriza as regiões produtoras de café Arábica – é exclusivo para cafeicultores do Cerrado Mineiro e de Alta Mogiana, Chapada de Minas, Sul de Minas, Matas de Minas e Espírito Santo. Receberão prêmios em dinheiro os dois melhores de cada região. O júri final ocorrerá entre os próximos dias 20 e 21 e o resultado será divulgado no dia 23/10. Já a cerimônia de premiação está confirmada para o dia 08 de novembro, em Belo Horizonte/MG, durante a SIC 2023.

OUTROS CONCURSOS DE CAFÉ

Além da Semana Internacional do Café (SIC), outros concursos nacionais também estão movimentando o cenário cafeeiro em todo o Brasil. Confira:

Cup of Excellence Brasil - Este prestigiado concurso está programado para ocorrer de outubro a novembro e reúne café de alta qualidade de diferentes regiões brasileiras. Os melhores cafés serão leiloados a preços premium no mercado internacional.

Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Expresso -  Reconhecendo cafés especiais sustentáveis do Brasil, este concurso destaca a importância da sustentabilidade na produção de café. Os vencedores têm a oportunidade de vender seus grãos diretamente à illycaffè por um preço justo.

Prêmio Florada - Dedicado às mulheres envolvidas na produção de café, este concurso busca valorizar o papel feminino na indústria cafeeira. As produtoras competem em diferentes categorias, promovendo a inclusão e o reconhecimento do trabalho feminino no setor.

Campeonato Brasileiro de Aeropress -  Uma competição única que desafia os participantes a criar a melhor xícara de café usando a famosa prensa Aeropress. O campeão representará o Brasil no Campeonato Mundial de Aeropress na Austrália.

CONCURSOS ESTADUAIS 

“A realização de concursos regionais de qualidade do café desempenha um papel crucial no estímulo ao desenvolvimento da cafeicultura capixaba. Essas competições incentivam a busca pela excelência na cafeicultura e proporcionam novas oportunidades de negócios. Além de premiar os melhores grãos, os concursos também valorizam os produtores e criam incentivos econômicos para estimular boas práticas de cultivo”, destaca o deputado federal Evair de Melo, que sempre apoiou a realização dos concursos realizados no Espírito Santo.

O parlamentar também informou que já estão abertas as inscrições para a 10ª edição do evento “Cafés Espírito Santo- Concurso de Qualidade”, promovido pela Bourbon Specialty Coffees. O prazo para a entrega das amostras vai até 31 de outubro e para a entrega dos lotes, até 06 de novembro. Neste concurso, os produtores capixabas de café arábica que atingirem nota sensorial acima de 87 pontos, vão poder comercializar seus grãos diretamente junto à Bourbon Specialty Coffees. As inscrições podem ser feitas no escritório de referência da Bourbon, na Prove Café, em Venda Nova do Imigrante. A avaliação sensorial dos cafés está agendada para os dias 16 e 17 de novembro.

Vários concursos regionais ainda seguem acontecendo nos municípios capixabas, dentro do calendário anual de eventos da cafeicultura de qualidade Confira, abaixo, alguns deles:  

Venda Nova do Imigrante – Elevada ao status de “Capital Nacional do Agroturismo”, por força de Lei do deputado federal Evair de Melo, o município de Venda Nova se prepara para mais uma edição do concurso de Cafés Tardios de Qualidade. Este ano, o período de inscrições começaram em 25 de setembro e vão até 27 de outubro. Em 10 de novembro serão divulgados os 15 classificados e no dia 30/11 acontece a solenidade de premiação e leilão.

Iúna - Em Iúna, as provas do 9º Concurso Municipal de Qualidade do Café Arábica e do 1º Concurso Municipal de Qualidade do Café Conilon terminaram no último dia 05/10. As amostras inscritas em ambos os concursos estão sendo avaliadas pela comissão Q-Grader e os vencedores serão anunciados no próximo dia 18 de outubro. 

Sooretama - O município de Sooretama está realizando o seu 4º Concurso de Qualidade do Café Conilon. A avaliação das amostras inscritas aconteceu em setembro e a cerimônia de premiação será nos dias 20 e 21 de Outubro, no pátio da futura instalação do Mercado Municipal. OBS - O Espírito Santo é o maior produtor de café conilon do Brasil e responde por quase 75% da produção nacional, contribuindo com 35% do PIB Agrícola do país. Neste contexto, o município de Sooretama é um dos maiores produtores de café conilon do Estado.

Muniz Freire - Já em Muniz Freire acontece o 15º Concurso de Cafés Especiais, evento já tradicional no município, que vem possibilitando o aumento de emprego e renda na cafeicultura familiar da região. O prazo final para o recolhimento das amostras de café arábica é 17 de novembro e a divulgação do resultado final será em 08 de dezembro, quando os 10 melhores produtores de café Arábica e os 10 melhores de café Conilon serão premiados. 

Ibatiba - Em Ibatiba, o grande destaque é o Concurso de Qualidade de Café Arábica, que este ano distribuirá prêmios de 60 mil reais em dinheiro. O evento contará com 2 categorias: Café Natural e Café Despolpado. Serão premiados os 10 primeiros colocados de cada categoria. O período de inscrição começou em 11 de setembro, com término nesta quarta-feira (11 de outubro). A divulgação do resultado final foi agendado para o dia 26 de outubro.

Santa Teresa – A “Terra dos Colibris” também realizará o seu concurso: o Prêmio Cafés Especiais Santa Teresa, voltado para os produtores locais, nas categorias arábica e conilon. O período de inscrições acabou em setembro e a premiação acontece no dia 28 de outubro. O evento conta com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Teresa e do Ifes Santa Teresa. 

São Gabriel da Palha – O Concurso Conilon de Excelência Cooabriel chega à sua 20ª edição este ano. As inscrições e entrega dos lotes terminaram em setembro e os finalistas e vencedores serão anunciados no dia 20/10/2023, durante evento em São Gabriel da Palha. Para exaltar as potencialidades e características das amostras participantes, o concurso foi dividido em duas categorias: Café Natural e Café Fermentado.