UNIDADE DA EMBRAPA AVANÇA NO ESPÍRITO SANTO PARA FORTALECER A AGRICULTURA

Deputado Evair de Melo lidera iniciativa para fortalecer a agricultura capixaba.

Mais um passo para a criação da primeira unidade da Embrapa no Espírito Santo foi dado em uma reunião realizada na última quarta-feira (15) na sede do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). A parceria estratégica entre a Ifes, Ufes, Incaper e Embrapa está avançando com o início do grupo de trabalho sobre a implantação de uma plataforma de cooperação dedicada às demandas de pesquisa e inovação do setor agrícola capixaba.

Idealizada e promovida pelo Deputado Federal Evair de Melo (Progressistas/ES), essa iniciativa visa fortalecer a área agrícola e promover a competitividade da agricultura no Espírito Santo. A união dessas instituições torna a concretização dessa unidade cada vez mais próxima.

"A chegada da Embrapa ao Espírito Santo representa uma vitória importante para todos nós, especialmente para nossa comunidade agrícola. As pesquisas e inovações desenvolvidas aqui levarão em consideração as peculiaridades do nosso clima e solo, beneficiando diretamente os agricultores locais", declarou o deputado.

O projeto teve a participação com a então ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, durante o governo de Jair Bolsonaro, o que foi importante para a viabilização da unidade.


Histórico de atuação

Desde 2017, Evair de Melo tem sido destaque na articulação política para a institucionalização da Embrapa no Espírito Santo. O parlamentar enviou cartas e ofícios solicitando o apoio da empresa ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) que tem como missão realizar pesquisas, promover a inovação científica, formar recursos humanos, conservar acervos e comunicar conhecimentos nas suas áreas de atuação, relacionadas à Mata Atlântica.

Como resposta ao pedido do parlamentar, a Embrapa encaminhou uma proposta a fim de institucionalizar a sua presença no Espírito Santo. Hoje, Evair de Melo destaca a importância da continuidade deste projeto. “Este é um trabalho que começou há anos atrás, através da solicitação para valorizar o Instituto Nacional da Mata Atlântica, que possui grande importância. Ver que desta semente colheremos algo ainda maior, uma Unidade capixaba da Embrapa que trará ainda mais benefícios ao Espírito Santo é motivo de grande honra para mim”, declarou. 



Unidades Mistas de Pesquisa e Inovação – UMIPIs

Unidade Mista é um modelo de cooperação entre instituições que permite a união de competências e o compartilhamento de infraestrutura, de recursos humanos e financeiros de forma sinérgica, a fim de obter resultados em comum, que não poderiam ser realizados isoladamente. 

As Unidades Mistas permitem elevar a base de conhecimento da Embrapa e seus parceiros sem a necessidade de grandes investimentos em infraestrutura e pessoal, ampliando a capacidade de a Empresa desenvolver novas tecnologias e soluções. Além disso, as Unidades Mistas fortalecem parcerias de médio e longo prazo entre os atores do Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária (SNPA), fortalecendo o protagonismo da Embrapa neste ecossistema de inovação.


Brasil já possui seis unidades - UMIPIs

1) UMiP GenCima

A Unidade Mista de Pesquisa em Genômica Aplicada a Mudanças Climáticas (GenClima) é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

2) UMIPTT Sudoeste do Paraná - PR

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) paranaense nasceu de um acordo de cooperação técnica entre a Embrapa, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

3) UMIPTT Balsas - MA

A Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) de Balsas (MA) é uma parceria entre a Embrapa, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) e Instituto Federal de Ciências e Tecnologia do Maranhão (IFMA) e conta com profissionais das três instituições.

4) UMIP Automação

Localizada em São Carlos, interior de São Paulo, a Unidade Mista de Pesquisa em Automação para Sustentabilidade Agropecuária une competências e recursos da Embrapa, da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).

5) UMIPTT - Cinturão Citrícola

Para ajudar a enfrentar a doença bacteriana huanglongbing (conhecida também como HLB ou greening), principal ameaça à sustentabilidade da cadeia de citros no Brasil, e outras pragas e doenças que podem entrar no território brasileiro, a Embrapa, o Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus) e a Fundação de Pesquisas Agroindustriais de Bebedouro (Fupab) criaram a Unidade Mista de Pesquisa e Transferência de Tecnologia (UMIPTT) Cinturão Citrícola, sediada nos municípios de Araraquara e Bebedouro, região citrícola do Estado de São Paulo.

6) UMIPI - Cacau

A Unidade Mista de Pesquisa e Inovação em cacauicultura (UMIPI Cacau) é fruto de uma parceria entre a Embrapa e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), e tem como objetivo planejar, coordenar e executar um portfólio composto por programas, projetos e ações de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da cultura do cacau.