Imagem: Reprodução Web
O Ministério Público Federal entrou de vez na briga para manter investimentos no Projeto da Ferrovia Litorânea Sul - EF118, que ligará Vitória a Presidente Kennedy. O MPF considerou a destinação dos recursos para a criação de uma ferrovia no Centro-Oeste ilegal.
O deputado federal Evair de Melo pediu à Procuradoria da República no Espírito Santo uma manifestação sobre a possível violação de direitos coletivos e descumprimento de acordo e normas legais relativas às prorrogações das concessões ferroviárias. Evair citou o episódio que envolve a mineradora Vale e o Governo Federal que anunciou a construção de uma ferrovia no Centro-Oeste, em detrimento do projeto da Ferrovia Litorânea Sul – EF118, que ligará Vitória a Presidente Kennedy.
Em ofício encaminhado ao procurador-chefe no Estado, o parlamentar justifica o pedido para que a sociedade tenha os esclarecimentos sobre o assunto e, pede ao Ministério Público Federal que adote as providências necessárias a coibir e corrigir as irregularidades porventura praticadas.
No dia 3 de julho, na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, Evair destacou que "é preciso trazer esse caso à luz da lei e da política, para que o Governo faça esse investimento prioritariamente nos estados que são impactados pelas concessões, como o Espírito Santo, Minas Gerais e Pará".