Imagem: Folha Vitória
Sem dúvidas, o café é uma de nossas bebidas favoritas. Para que continue conquistando os consumidores em todo o mundo, fornecendo renda e novos empregos aos brasileiros, o deputado federal Evair de Melo apresentou o Projeto de Lei (PL) 1713/15, que cria a Política Nacional de Incentivo à Produção de Café de Qualidade. Aprovado por unanimidade na Câmara Federal, a proposta está no Senado Federal e tem como meta criar mecanismos permanentes para elevar a qualidade do café produzido no país, estimulando a produção, a industrialização e a comercialização de grãos de categorias superiores.
“A cafeicultura e os cafeicultores merecem todo o suporte necessário para produzirem bem e cada vez mais, com sustentabilidade. A instituição da nossa proposta vai criar uma política de Estado, que transcende os períodos dos governos, garantindo permanentemente recursos e mecanismos para quem já investe ou quer investir no setor”, destaca Evair.
O texto estabelece que alguns pontos sejam permanentes nas decisões do Conselho Deliberativo da Política do Café (CDPC), tais como: crédito rural para a produção, industrialização e comercialização; a pesquisa agrícola e o desenvolvimento tecnológico; a assistência técnica e a extensão rural; seguro rural; a capacitação gerencial e a formação de mão de obra qualificada; associativismo, cooperativismo e arranjos produtivos locais; e as certificações de origem, social e de qualidade dos produtos.