Imagem: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados
Membro do Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara (Cedes), o deputado federal Evair de Melo é um dos co-autores do Projeto de Lei 7346/2017, que estabelece políticas públicas para garantir a inserção de idosos no mercado de trabalho. O projeto tem três vertentes fundamentais: fomentar a profissionalização de pessoas acima dos 50 anos, possibilitar o intercâmbio entre os idosos aposentados e a geração mais jovem, e criar incentivos para a permanência dessas pessoas no mercado.
Na justificativa do presidente do Cedes, deputado federal Lúcio Vale (PR-PA), o Brasil enfrenta uma transição demográfica acelerada, por conta do crescimento do número de idosos e redução dos jovens, e o país, que já vive um cenário de discussões em torno da Reforma da Previdência, precisa se preparar para as consequências desse processo. “Ou seja, se já existe dificuldade dos trabalhadores mais velhos se manterem empregados e, consequentemente, contarem tempo de contribuição, com a elevação da idade mínima este quadro tende a se agravar”, afirmou o parlamentar paraense.
Para Evair, o projeto de lei cumpre com importantes papéis, que são garantir o bem-estar dos idosos na sociedade e considerar a experiência e relevância dos idosos no mercado de trabalho. “Essas pessoas possuem uma vasta sabedoria e conhecimentos que devem ser transmitidos aos trabalhadores mais jovens, e isso também ajuda na promoção de bem-estar aos idosos, que são menos valorizados no mercado por conta da idade”.