Imagem: IFAA
A floricultura é uma atividade econômica que tem um grande potencial de crescimento no Brasil, com cerca de 8% ao ano, e que precisa de um estímulo maior para expandir sua força no mercado global. Por isso, o deputado federal Evair de Melo apresentou o Projeto de Lei 6912/2017, que institui a Política Nacional de Incentivo à Floricultura de Qualidade.
Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara e coordenador institucional da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Evair analisa que, apesar do crescimento expressivo dos últimos anos, o setor ainda não figura entre os vinte principais exportadores. “Colômbia, Quênia, Equador e Etiópia têm se destacado no mercado global e isso se deve pelo fato de implementarem políticas governamentais específicas para o setor, como apoio para participação em feiras internacionais, estímulo ao mercado consumidor, realização de estudos de logística, entre outras”, ressaltou o parlamentar.
Entre os instrumentos citados no Projeto para incentivar o aumento da qualidade na floricultura brasileira estão a Assistência Técnica e Extensão Rural especializadas, o Cooperativismo, a pesquisa agrícola, o crédito rural, a especialização da mão de obra, entre outros. “Com essa proposta, vamos expandir o potencial da floricultura no país e fazer desse setor tão promissor em uma fonte de renda sustentável na agricultura familiar”.