Imagem: Jornal da Fruta
Uma vida saudável passa por uma alimentação adequada e as frutas fazem parte dessa dieta, por fornecerem vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes importantes para a manutenção do corpo, sem falar da variedade de sabores e de seus derivados. Pensando nisso, o deputado federal Evair de Melo apresentou o Projeto de Lei 3082/2015, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Frutas in Natura e de Produtos Derivados.
Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair afirma que apesar do Brasil ser um grande produtor de frutas, o país tem uma participação inexpressiva no mercado internacional, com somente 2% do que produz, de acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). Entre os principais entraves descrito na proposta, estão a infraestrutura logística, como as condições de estradas e portos, as barreiras fitossanitárias e legislativas dos países importadores, a carência de infraestrutura para comercialização e armazenagem dos produtos, entre outros.
Entre os instrumentos citados no Projeto para incentivar a produção de frutas de qualidade estão o crédito rural, a pesquisa agrícola, a Assistência Técnica e Extensão Rural especializadas, o Cooperativismo, entre outros. “O Brasil, em função de suas condições climáticas, apresenta um enorme potencial para se tornar um dos maiores polos produtivos de frutas frescas para o mercado mundial. O projeto de lei contribuirá para o desenvolvimento da fruticultura no Brasil e na geração de excedentes para exportação, nas condições exigidas por nossos compradores”, afirma Evair na justificativa da proposta.