Imagem: Correio 9
Autor da Lei das Agroindústrias Artesanais (nº 13.680/18), o deputado federal Evair de Melo também apresentou o Projeto de Lei 3584/2015, que institui a Política Nacional de Incentivo às Agroindústrias. O objetivo do projeto é promover a criação de novos empreendimentos no setor, regularizar as agroindústrias informais e estimular a competitividade agroindustrial.
Vice-presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair justifica que a agroindustrialização cumpre um importante papel na agropecuária, agregando valor aos produtos, além de favorecer a segurança alimentar. “Não se pode deixar de destacar que as características de maior interiorização e de grande potencial de geração de empregos próximos às áreas rurais fazem das agroindústrias um dos mais importantes segmentos do setor industrial brasileiro”, completou o parlamentar.
A proposta também respeita os princípios de sustentabilidade econômica, social e ambiental, além de fornecer instrumentos às agroindústrias, como o Cooperativismo, a formação da mão de obra, o crédito e o seguro rural, capacitação da mão de obra, a assistência técnica e extensão rural, incentivo à realização de feiras, entre outros. "Desta forma, vamos garantir que as agroindústrias possam fortalecer as economias regionais e também fornecer cada vez mais produtos de qualidade às mesas dos brasileiros", afirmou Evair.