Política Nacional de Incentivo ao Cacau de Qualidade

Imagem: Assessoria Evair de Melo


A cacauicultura brasileira vai alçar voos mais altos. A Lei 13.710/2018, de autoria do deputado federal Evair de Melo, institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade e cria condições para os produtores brasileiros elevarem a qualidade da fruta, oferecendo ferramentas como assistência técnica e extensão rural especializadas, além de estímulos baseados na sustentabilidade ambiental e econômica.

“Com essa lei, vamos elevar a qualidade e o valor do cacau brasileiro, reconhecido internacionalmente e, assim, fazer com que os nossos produtos estejam cada vez mais em evidência no mercado, gerando empregos, remunerando melhor os produtores e atendendo a demanda de consumidores com paladar cada vez mais exigentes”, afirmou Evair.

Cacauicultura no ES

A cultura do cacau no Espírito Santo é tradicional. O fruto produzido pelo linharense Emir de Macedo Gomes Filho, o único representante brasileiro no Prêmio Internacional Cacau de Excelência realizado em 2017 na França, foi classificado entre os melhores do mundo. Este ano, o cacau de Linhares recebeu também a Indicação Geográfica de Procedência. “A produção de excelência de Linhares está conquistando os paladares de todo o mundo, orgulhando os capixabas. Por isso, vamos trabalhar para abrir mais oportunidades aos cacauicultores brasileiros”, completou Evair.

Um recente concurso realizado em Linhares de Qualidade da Amêndoa do Cacau teve 39 produtores inscritos, sendo 21 de Linhares e 18 de outros municípios, como Aracruz, Iconha, Conceição da Barra, entre outros. “Concursos como esse são fundamentais, pois motiva os produtores a melhorar a qualidade de seus frutos e a conectá-los ao mercado internacional”, ressalta Evair.

Confira o texto da lei na íntegra