Imagem: Reprodução Web
O deputado federal Evair de Melo é co-autor do Projeto de Lei (PL) 7347/2017, que altera a Política Nacional e o Estatuto do Idoso para incluir ações de promoção do envelhecimento ativo. Entre as medidas citadas, estão a afirmação de direitos e do protagonismo dos idosos em busca de sua autonomia e a adoção de programas e medidas profiláticas para a promoção do envelhecimento ativo e prevenção de riscos à saúde dessas pessoas.
O texto do projeto destaca o crescimento da importância que o tema tem ganhado nas pautas nacionais: “O Brasil caminha para se tornar um país de população majoritariamente idosa. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos já em 2030 e, em 2055, a participação de idosos na população total será maior que a de crianças e jovens com até 29 anos”.
Para Evair de Melo, “precisamos ter planejamento para garantir o bem estar da melhor idade e esse projeto vai dar aos idosos o suporte necessário para que possam envelhecer com saúde e independência”.