PROFERT - Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes

O PL 3.507/21 cria o Programa de Desenvolvimento da Indústria de Fertilizantes (PROFERT) e visa a implantação, ampliação e modernização de infraestrutura para produção de fertilizantes. Também são autores da proposta os deputados Christino Áureo (PP-RJ) e Laércio Oliveira (PP-PE). 


Segundo Evair de Melo, o PROFERT trará grandes benefícios ao Espírito Santo, que se destaca na produção nacional de gás natural. De acordo com dados da ANP (Agência Nacional do Petróleo), entre 2000 e 2017, a produção de petróleo e gás natural em solo capixaba cresceu, em média, 20,8% ao ano. Neste período, o Espírito Santo chegou a ser responsável por 14,4% da produção nacional  (2017). 


O PL fortalecerá as políticas de incremento da competitividade da produção e da distribuição de insumos e de tecnologias para fertilizantes no País. Além disso, a proposta poderá ser uma importante alternativa para mitigar os efeitos da crise energética na China, grande fornecedora mundial de fertilizantes. Com a possível restrição na exportação do insumo, a falta do produto geraria consequências extremamente preocupantes para o setor agrícola brasileiro. 


Fique por dentro da tramitação


Clique aqui para baixar o anexo.