SELO ARTE: Mais oportunidade e desenvolvimento para 8 agroindústrias do ES

Durante a abertura da RuralturES, 27 novos selos foram entregues aos produtores artesanais

O deputado federal e vice-líder do governo na Câmara, Evair de Melo, participou na noite desta quinta-feira (25) da RuralturES 2021 realizada em Venda Nova do Imigrante no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman, o “Polentão”, em Venda Nova do Imigrante, montanhas capixabas, com foco no turismo de experiências. A feira acontece até domingo (28).


Durante a solenidade de abertura do evento, o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (IDAF-ES) reconheceu mais 8 agroindústrias no município de Venda Nova Imigrante, sendo: Santa Gertrudes Salumeria; Apiário Florin; Dona Martha Delícias; Tio Vé; Família Brioschi; Sítio Tapera – Lorenção; Bella Toza; e Novo Imigrante Charcutaria.


A realização é do Montanhas Capixabas Convention & Visitors Bureau, com a correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES), Secretaria de Estado de Turismo (Setur-ES), Associação de Agroturismo do Espírito Santo (Agrotures) e Prefeitura de Venda Nova do Imigrante.


A proposta da Feira é fazer o público experimentar diferentes experiências do turismo rural que podem ser vivenciadas no “novo normal”. Durante os quatro dias de programação, estão previstos 50 stands com expositores, praça gastronômica, fazendinha, arena para aulas show transmitidas pela internet, ciclismo e voo livre virtuais e outras atrações pautadas pela segurança em tempos de pandemia.


A legislação do selo ARTE é resultado do Projeto de Lei de autoria de Evair de Melo, deputado federal, vice-líder do governo na Câmara e vice-presidente da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA). Esta foi a primeira proposta de legislatura do parlamentar na Câmara, no ano de 2015. “Era a minha prioridade desde 2015, quando fizemos o que consideramos uma quebra de paradigma, uma ruptura. O Selo ARTE foi uma das grandes reformas que o parlamento brasileiro entregou”, explica.


Para o deputado, a legislação representa uma mudança de rumos na história das agroindústrias artesanais. “Nossos produtores viviam presos em uma legislação antiga que colocava os nossos queijos, embutidos e tantos outros produtos artesanais na clandestinidade. Um crime no rural brasileiro, que tanto precisa e merece atenção dos nossos governantes, dada a sua importância. A fiscalização, que seguia parâmetros industriais e impedia o crescimento das agroindústrias, agora respeitará as tradições e os métodos de produção artesanais e permitirá a expansão desse tipo de empreendedorismo”.


O parlamentar também registrou sua homenagem à Tereza Cristina, Ministra da Agricultura e madrinha do evento. “Hoje, temos um governo mais do que nunca alinhado às necessidades e ao potencial do nosso agro. Ter uma figura de liderança como a Ministra é um privilégio, com técnica e expertise temos alcançado políticas públicas de grande impacto positivo para o setor”, declarou.



Confira as ações de Evair de Melo sobre o Selo Arte:

Sanção da Lei do Selo ARTE completa três anos gerando novas oportunidades para os produtores brasileiros

Mapa regulamenta concessão do Selo Arte para pescado

Deputado Evair de Melo participa de workshop em comemoração aos três anos do Selo Arte

Selo Arte: cinco agroindústrias artesanais capixabas estão habilitadas a vender em todo território brasileiro

Socol produzido em Domingos Martins recebe certificado de concessão do Selo ARTE

Consulta pública colhe sugestões para concessão do Selo Arte para cárneos

Produtores de Socol têm até 180 dias para se adequarem às normas do Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade

Socol Legal: Selo ARTE é entregue a produtores de Venda Nova do Imigrante

Selo ARTE para o Socol de Venda Nova do Imigrante será entregue na 15ª RuralTur

Regulamentação da Lei das Agroindústrias Artesanais será assinada por Jair Bolsonaro

Decreto que regulamenta Lei das Agroindústrias Artesanais é apresentado na Casa Civil